terça-feira, 28 de abril de 2009

Igreja de Santa Ana (Santana da Carnota)


« Ficou totalmente arruinada a capela-mor desta freguesia no terramoto de 1755, e se principia a reedificar a fundamentis», escreve em Agosto de 1759, o pároco da freguesia, Padre Manuel Maços. A actual igreja recentemente restaurada, é um elegante templo setecentista de belas e equilibradas proporções, de uma só torre e com um interior valorizado por um natável trabalho de pedra e estuque. A igreja está ornamentada por medalhões, molduras, festões e grinaldas, preciosamente modeladas em gesso. O altar-mor é de estuque policromado com tribuna e dois nichos laterais e o tecto, em abóbada de berço, está também ricamente decorado com aplicações de gesso.


Vista Interior da Igreja


Capela-mor



Tecto da capela-mor



Tribuna

A padoeira « Santa Ana », sentada com a Virgem (séc. XVII / XVIII), « Nossa Senhora da Conceição » em madeira policromada do século XVIII, « Santo António » e um « S. Sebastião» em calcário policromado, são belas imagens que podemos contemplar no interior da igreja.



Santa Ana sentada com a Virgem

Nossa Senhora da Conceição


Santo António


São Sebastião


Na sacristia do lado esquerdo há dois baixos relevos representando a «Senhora do Rosário retirando as almas do Purgatório», e uma «Custódia» de grande sentido decorativo. Na outra sacristia há uma terceira pedra, representando uma «Cruz Ornamentada» de desenho pouco vulgar.

Baixo Relevo
«Nossa Senhora do Rosário retirando as almas do Purgatório»

Baixo Relevo
«Custódia»

Baixo Relevo

«Cruz Ornamentada»


A casa baptismal é digna de referência com a sua pia baptismal e o tecto decorado com belas pinturas a fresco. No corpo da igreja do lado esquerdo encontra-se o púlpito em pedra trabalhada e madeira. E do lado direito ao lado da porta lateral está uma bela pia de água benta de pedra em esculpida em formato concha.


Pia Baptismal


Tecto da Casa Baptismal

Púlpito


Pia de Água Benta



Destacamos ainda o relógio de sol colocado numa das esquinas da sacristia e o belo trabalhado sobre a porta lateral.


Relógio de Sol


Porta Lateral

1 comentário: