domingo, 26 de abril de 2009

Convento de Santo António de Charnais (Merceana)


Convento de frades capuchos, fundado no século XVII, possui um dos mais valiosos conjuntos de azulejos do concelho de Alenquer. A igreja, com acesso por uma galilé abobadada, tem uma única nave. O tecto é em abóbada de berço que, na capela-mor, ainda apresenta restos de pintura a fresco. As paredes laterais estão ornamentadas com azulejos setecentistas que formam dezoito painéis recortados historiando alguns milagres e outras cenas de vida mística dos Franciscanos.



Na parede do lado direito está implantado um púlpito de sóbria talha do século XVIII, em azul e oiro tal como os dois altares colaterais. Na mesma parede abrem-se as três portas dos confessionários, interiormente revestidos de azulejos de desenho muito simples dos fins do século XVIII.

Um dos três confessionários

O atar-mor, é também em talha setecentista nas cores verde e oiro, com colunas caneladas de capitel compósito. O coro suporta um belo altar em madeira com um lindo crucifixo.

Interior da Igreja

Do lado esquerdo da igreja e com entrada pela galilé fica a capela da Ordem Terceira, ornamentada também com azulejos do século XVIII. Os azulejos do frontal do altar imitam tecido adamascado com remates de galão dourado. Junto do altar encontram-se quatro paineis de azuleijos.
Pelo lado direito da já referida galilé temos acesso às dependências do convento, passando através da portaria revestida de azulejos de figura avulsa. Numa pequena sala anexa encontram-se outros belos painéis de azulejos, nos tectos destas dependências ainda há restos de pinturas a fresco, concebidas com certa ingenuidade.

Portaria do Convento

Completa o edifício um pequeno claustro, ornamentado à volta com lambris de azulejos de albarradas do século XVIII.

Claustro

Também são de referencia a Sala do Capitulo, as escadarias, os corredores, o refeitório com lambris de azulejos e com vestígios de pintura a fresco, a pequena cozinha, a sala lateral à igreja toda refestida em azulejos e de acesso á escadaria para o primeiro andar e a bela Sácristia de forma circular com os seus três altares e o seu tecto em cupula.


Cozinha


No exterior do convento destaco os belos azulejos e a escultura de Santo António que se encontram na fonte, e um tanque de grandes dimenções com uma bela bica de pedra.

Sem comentários:

Enviar um comentário