sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Igreja de Nossa Senhora das Virtudes (Ruínas)


O pároco da freguesia, em 1758, faz a seguinte referência: « A igreja é grande e antiga, mas magestosa pela fábrica de três naves que lhe dão magestade e formosura: o Orago é Nossa Senhora das Virtudes, formosíssima imagem que o prior mandou fazer depois do terramoto pelos mais primorosos artifices de esculura e pintura que de presente tem a corte: é venerada no trono do altar mor onde tambem é singular objecto à devoção dos católicos uma venerada e respeitosa imagem de Cristo Crucificado: há mais na dita igreja quatro altares, de S. Pedro, S. Sebastião, Santo Antão e Nossa Senhora do Rosário.


No fatal estrago do terremoto do dia 1 de Novembro de 1755 padeceu abalo a Igreja Matriz nos arcos da nave que fica da parte do Norte, para onde os ditos arcos se inclinaram; e ainda hoje se amparam de grossos paus que os sustentam: a capela mor ameaçou grande ruina na abóbada, que abriu por várias partes, a que logo o prior acudiu e se reparou com toda a segurança».


Um século depois, em 1873, Guilherme Henriques descreve-a assim: « O interior do Templo é de um gosto singelo e primitivo. Da direita para a esquerda pesadas colunas e arcos góticos separam duas partes do corpo principal (...) No presente ano sofreu a Igreja uma completa reparação graças a um valioso subsídio concedido no tempo que o Exmo. Visconde de Chancelleiros esteve no ministério».


A lápide que ainda hoje se encontra na parede exterior da torre sineira assinala este restauro: EDIFICADA POR SUBSCRIÇÃO PAROQUIAL E MAIS DONATIVOS - 1899.


Da igreja actualmente restam as paredes larerais, a parede frontal, a capela-mor bastante degradada e a torre sineira.

A pia baptismal, de formato oitavado com arestas lisas, os vestígios do lançamento das arcadas que separavam as naves, o arco de um altar lateral e, nas paredes alguns azulejos enxaquetados assinalam ainda a riqueza do interior desta igreja.

Pensamos que as suas imagens se encontrem, hoje, na Igreja de Nossa Senhora da Saúde e na Capela de Atalaia.

No espaço interior há algumas lajes tumulares com inscrições, uma das quais brasonada.

1 comentário:

  1. Esta igreja precisa de restauro urgentemente! Não a deixem sofrer morte lenta até desaparecer! Não é por pintar as paredes que fica logo restaurada, apenas fica um pouco melhor para enganar quem passa. A freguesia de Ventosa deveria pensar nos bens que está a perder.
    E não a restaurem para ser capela mortuária apenas por estar perto de um cemitério, como acontece noutras localidades!
    Um exemplo a seguir era, por exemplo, a Igreja de São Miguel em Ribafria. Esteve muito tempo ao abandono, foi restaurada e acolhe das mais variadas cerimónias litúrgicas!

    Um abraço pra todos!

    ResponderEliminar