É um pequeno templo, com galilé, que fica junto da estrada que de Atalaia nos conduz à Merceana. O interior, em abóbada de berço, é de planta bastante simples. O arco do cruzeiro é em pedra lioz branca, com bases, cornijas laterais e fecho do arco em mármore rosa. Tem na nave dois pequenos nichos. O retábulo do altar-mor enche o fundo da capela. É um belo modelo do século XVIII de talha policromada em tons verde, vermelho, azul e dourado, com colunas salomónicas, mísulas, medalhões e dois belos anjos nos remates larerais do frontão. É de grande efeito decorativo e bom acabamento.
O sacrário, em talha dourada com quatro colunas torsas e frontão curvo interrompido, tem uma porta com um relevo de tema pouco vulgar em peças desta índole: uma «Flagelação de Cristo». No trono do altar está a padroeira, imagem de pequenas dimensões. Estão ainda no altar-mor duas imagens setecentistas de bastante mérito, «Nossa Senhora da Conceição» e «S. José com o Menino Jesus»: são em madeira estofada e policromada. Na sacristia há outras imagens de valor. De entre elas vamos destacar um «São Bartolomeu» em pedra com restos de policromia e um e um «Santo Antão» também de pedra policromada. Ambas têm caracteres estilísticos dos finais do século XVI. Há ainda na sacristia um belo lavabo do século XVIII. É de mármore com um alçado de grande efeito decorativo.
Numa dependência atrás da capela-mor está guardada uma velha pintura sobre tábua. É de grandes dimensões (2m x 1,45m). Está bastante suja e maltratada. O tema representado é a «Aparição do Veado a Santo Humberto» o patrono dos caçadores. É uma pintura seiscentista de alguma qualidade. Pelo seu estado corre riscos de se degradar completamente.
No adro, junto da Igreja, há um pequeno oratório ligado ao grande culto popular da Senhora da Saúde.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário